Meio Ambiente
A Solo Fértil tem o objetivo de extrair da rocha bens úteis, priorizando um desenvolvimento sustentável, através de uma gestão ambiental qualificada e eficiente.A legislação ambiental é cumprida com eficácia e os esforços se concentram na realização de projetos e medidas de controle ambiental que valorizem o nosso ambiente industrial, a comunidade e região em que estamos inseridos:
- Licenciamento Ambiental;
- Programa de Educação Ambiental;
- Coleta Seletiva;
- Destinação adequada de Resíduos;
- Inspeção de Máquinas e Equipamentos;
- Monitoramento de Ruídos;
- Monitoramento Atmosférico;
- Monitoramento de Água e Elfuentes;
- Medidas de Racionalização de Energia;
- Plantio e doação de Mudas Nativas;
- Doação de áreas para fins ambientais;
- Controle de Ruido, Vibração e Ultralançamento nos desmontes de rochas.
Respeitar o meio ambiente é
um dos compromissos da Solo
Fértil e praticar ações que
resultem na preservação
ambiental é parte da cultura da
empresa.
EXTRAÇÃO
O calcário Solo Fértil proporciona maior rendimento e custo benefício para seus clientes. A matéria prima é extraída de forma sustentável das reservas calcárias da empresa, os paredões de rocha natural possuem diversas bancadas, e em uma única bancada é possível encontrar variados tipos de rocha identificadas pelo teor de cálcio e magnésio existente em cada uma delas, o que é determinante para a produção eficiente e de qualidade do nosso calcário.
Para obter qualidade no manuseio dessa matéria prima, a Solo Fértil nunca deixou de investir em sua produção industrial. Atualmente sua produção é considerada uma das mais modernas do país e a pioneira do setor, totalmente automatizada.
A matéria prima extraída das reservas calcárias, onde está localizado o parque industrial da empresa, apresenta os maiores teores de cálcio e magnésio. Essa matéria prima é considerada a de melhor qualidade em todo território brasileiro.
PROJETOS AMBIENTAIS
Projeto de Educação Ambiental – PEA , desenvolvido junto a Associação dos Mineradores de Pains, Arcos e Região – AMPAR, que visa a integração das 11 mineradoras associadas a comunidade que pertencem.
O objetivo geral do PEA é propor e nortear atividades teóricas e práticas voltadas principalmente a ações de educação ambiental para cada comunidade e para os colaboradores de cada empresa, contribuindo para uma maior percepção e discussão local sobre problemas socioambientais, construindo uma conduta ética coletiva e trazendo soluções e ações de mitigação para o ambiente naquele local.
O programa visa aumentar o nível de conhecimento e interação do público alvo em relação à proteção ambiental dos ecossistemas naturais, assim como maximizar os benefícios socioambientais e culturais alcançados ao longo dos anos pela operação dos empreendimentos na região, disseminando os cuidados necessários à conservação, proteção e preservação ambiental de forma conjunta, respeitando o conhecimento individual de cada um e perpassando novas ideias e ideais, buscando um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e participativo.