Saiba como escolher calcários para solos com diversos pH

Com foco na qualidade do plantio, a empresa Solo Fértil possui uma variedade na dosagem dos produtos que melhor atendem a deficiência do solo, seja com Cálcio, Magnésio ou os dois

O solo deve ser analisado pelo menos a cada 2 ou 3 anos ou com maior freqüência em solos com problemas de fertilidade ou intensamente cultivados – Crédito: Divulgação

O uso do calcário é uma alternativa para aumentar a produtividade e trazer fertilidade nas plantações, principalmente por envolver baixos custos em relação ao custo da adubação. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 33% dos solos do mundo estão degradados e os principais problemas são erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação que consequentemente, diminuem a nutrição e produção do solo.

De acordo com a Solo Fértil, a diferença de uma cultura para a outra não interfere de maneira bruta na utilização da quantidade do calcário, pois como ele é para corrigir um problema no solo, independente do que vai ser plantado, a função do calcário é fornecer cálcio e magnésio para a correção. Então, independente do que for plantado no solo é necessário corrigir o pH primeiro.

“O calcário entra justamente nisso, ele vai corrigir a acidez do solo, ou seja, vai preparar o solo para um um pH ideal para a planta, que normalmente é na faixa de 6 à 6,5, que é o ideal de pH no solo. A partir disso, quando é colocado qualquer fertilizante, a planta consegue absorver os nutrientes, ou seja, ela consegue se alimentar bem, ela se desenvolver bem e produzir”, afirma Rodrigo Geraldo Borges, proprietário e engenheiro agrônomo da Solo Fértil.

O tipo de calcário a ser usado é identificado com as análises do solo, por isso é importante que ela seja feita com um especialista, já que seu uso fará a correção dos nutrientes da terra. Com o conhecimento deste solo, é possível não se exceder na colocação de calcário no solo, que em excesso, provoca a super calagem, que faz com que alguns minerais desapareçam, como o zinco. Já o cálcio e magnésio em excesso vão interferir na absorção de potássio. Assim, antes de determinar o calcário adequado, o foco realmente é avaliar a fertilidade do solo, e um bom estudo e análise irá determiná-la.

Inovação

Com produtos pensados para o agricultor e um melhor rendimento nas plantações, a Solo Fértil traz duas novas linhas de calcário para o mercado:

Solo Fértil Mag: dedicada para solos com maior deficiência em magnésio, que tem três produtos com o seu teor variado de acordo com a necessidade do produtor;

Solo Fértil Mag 40 10 para correção de solo com deficiência em cálcio e magnésio;

Solo Fértil Mag 35 15 para correção do solo com alta deficiência em magnésio;

Solo Fértil 45 07 indicado para correção de solo com alta deficiência em cálcio e moderada deficiência de magnésio.

Já a linha Solo Fértil Cal conta com duas opções. Tanto o Solo Fértil Cal 52 01, como o Solo Fértil Cal 50 03 são para solos com maior deficiência em cálcio, o que muda é a sua dosagem de cálcio presente na fórmula, que será indicado após detalhes da deficiência do solo do plantio.

Com a Solo Fértil a aplicação é incorporada, ou seja, seguida de operações de aração e gradagem, que é a utilização do implemento grade, onde os torrões do solo que sobram são desfeitos e a superfície se torna mais uniforme. Nesse método, o calcário é incorporado no solo a 20 centímetros de profundidade ou mais, garantindo que a lavoura tenha nutrientes suficientes para o seu crescimento.

Consulte os engenheiros agrônomos da Solo Fértil e aprimore o preparo do solo para a próxima lavoura.

Solo Fértil
Site: calcariosolofertil.com.br/
Telefone: (37) 3323-5000
WhatsApp: (37) 99925-5008
Instagram: instagram.com/calcariosolofertil/
Facebook: facebook.com/calcariosolofertil

Saiba como escolher calcários para solos com diversos pH