Destaque em eficiência, empresa Solo Fértil leva benefícios para plantios

Além de qualidade para o solo, o calcário traz a mineralização da matéria orgânica que dá maior disponibilidade de nutrientes para as raízes

A Abracal estima o agronegócio do Brasil necessite de 80 milhões de toneladas de calcário por ano – Crédito: Divulgação

Segundo a Abracal (Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola), se o agronegócio brasileiro consumisse 90 milhões de toneladas de calcário agrícola por ano, a produtividade poderia ser ampliada em 60% sem precisar de novas áreas, já que a calagem eleva o pH e o fornecimento de cálcio e magnésio. O seu uso também potencializa minerais como enxofre e potássio, onde a calagem torna ainda o solo mais agregado, reduzindo os efeitos da erosão.

A Solo Fértil coleta a sua própria matéria-prima, que é retirada da jazida da empresa localizada em Pains (MG). O controle é feito através de análise de óxido de cálcio e óxido de magnésio, onde no processo de perfuração são coletadas várias amostras simples, que são misturadas e enviadas para o laboratório. Isso significa que 100% da matéria-prima é controlada pela análise de cálcio e magnésio.

O calcário altera os atributos químicos do solo, o que permite o crescimento radicular e sua eficiência em profundidade no perfil do solo. Os benefícios gerados pela aplicação na lavoura e nas pastagens começam pela maior produtividade, significando melhores rendimentos para o agricultor, independente da extensão da área. A empresa Solo Fértil é pioneira neste processo de produção de calcário 100% automatizado, garantindo assim o conhecimento dos seus produtos pela alta qualidade, com um sistema de despoeiramento através de exaustores, além de um ambiente sem poluição atendendo às leis trabalhistas e ambientais.

De acordo com Rodrigo Geraldo Borges, proprietário e engenheiro agrônomo da Solo Fértil, a rocha calcário é de formação metamórfica, derivada de erupções vulcânicas há milhões de anos. “O calcário da Solo Fértil carrega um grande concentração de cálcio e magnésio, um dos diferenciais da jazida da empresa”, afirma o engenheiro.

A calagem, que é o processo de implementação do calcário no solo, se faz necessária também por outros motivos, como a redução dos efeitos tóxicos do alumínio, que afeta negativamente o enraizamento das plantas; também atua como fertilizante, na melhoria nas características físicas do solo, auxiliando na diminuição da compactação do solo, com condições favoráveis para manutenção e proliferação da microbiota benéfica do solo.

Uma boa safra depende de um solo preparado adequadamente, por isso a eficiência do processo é importante antes de tudo. O aumento dos preços dos insumos e a necessidade de corrigir o solo entre as safras têm levado muitos produtores a utilizarem o calcário para aprimorar a eficiência do plantio e evitar perdas. Neste contexto, destaca-se a Solo Fértil, pois o minério produzido pela empresa auxilia no equilíbrio do pH do solo e na absorção dos fertilizantes, fazendo com que as perdas sejam reduzidas.

Solo Fértil
Site: calcariosolofertil.com.br/
Telefone: (37) 3323-5000
WhatsApp: (37) 99925-5008
Instagram: instagram.com/calcariosolofertil/
Facebook: facebook.com/calcariosolofertil

Destaque em eficiência, empresa Solo Fértil leva benefícios para plantios